Regiões Vitivinícolas

Portugal é um dos principais produtores de vinho em todo e mundo. As condições climatéricas e geológicas, o uso de castas nativas e a tradição única e sabedoria dos viticultores fazem do vinho português um dos mais adorados e reconhecidos.

No seu todo, Portugal produz vinho em 47 diferentes regiões e micro regiões vitivinícolas, cada uma com as suas características únicas: paisagens, castas e cultura. A Casca Wines está presente em mais de 10 regiões.

Colares

Colares está localizada nos montes da Serra de Sintra a apenas 30km de Lisboa. A região está dividida em 2 sub-áreas (Chão de Areia e Chão Rijo). O tipo de solo onde as vinhas estão plantadas divide o carácter dos seus vinhos.  

O vinho de Colares é talvez o vinho mais peculiar de Portugal. O vinho de Colares é resultado da influência do Oceano Atlântico e da Serra de Sintra, que juntos criam um microclima único que está presente em cada um dos vinhos de Colares. A influência Atlântica traz a humidade constante, o vento salino que quando sopra forte é apelidado de Nortada e a maresia que se sente quando se prova o vinho. Em pequenas distâncias, as variações climáticas podem ser profundas… 

Douro

Estendendo-se desde a zona onde o Rio Douro desenha a fronteira com Espanha a nordeste de Portugal até às Serras do Marão e Montemuro, 90km para o interior, esta vinha é a mais antiga região de Portugal e do mundo a ser regulamentada e delimitada geograficamente. Em 1756 a demarcação serviu para regulamentar a produção de vinho fortificado – vinho do Porto. Nos dias de hoje abrange não só a produção de Vinho do Porto como a produção de vinho DOC – Denominação de Origem Controlada, dos vinhos do Porto e Douro…

Beira Interior

A região da Beira Interior situa-se no interior de Portugal, junto à fronteira com Espanha, e é o local mais montanhoso de Portugal Continental. É uma região vinícola que engloba várias sub-regiões. Estas sub-regiões, conhecidas pela diversidade dos seus terroirs, podem produzir uma grande variedade de vinhos: Castelo Rodrigo, Cova da Beira e Pinhel. Aqui existem cerca de 16.000 hectares de vinha e uma grande variedade de castas… 

This is some dummy copy. You’re not really supposed to read this dummy copy, it is just a place holder for people who need some type.

Lisboa

A região vitivinícola de Lisboa é uma das mais produtivas de Portugal. As vinhas são bastante influenciadas pelo mar e pelos ventos por estarem tão junto à costa atlântica, mas também existem vinhas plantadas mais no interior, protegidas por montanhas. A região de Lisboa é composta por nove sub-regiões. Bem perto da capital, a sul, encontram-se Bucelas, Colares e Carcavelos. No centro, Alenquer, Arruda, Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras, e a Norte ficam as Encostas de Aire. Dentro das sub-regiões destaca-se a importância e reconhecimento histórico de Carcavelos, Colares e Bucelas pelos seus vinhos. E da Lourinhã pela sua aguardente. O solo pode ser argilo-calcário e argilo-arenosas

Dão

É o rio Dão que dá o nome a esta região inserida na zona das Beiras e que faz parte de 1 das três sub-zonas, a Beira Alta. Oficialmente demarcada em 1908, a região do Dão é uma das mais antigas regiões vinícolas de Portugal. Aqui encontramos a mais alta Serra de Portugal, a Serra da Estrela com cerca de 2.000 metros de altitude. Esta e as serras do Caramulo e da Nave acabam por delimitar a região.  

As 3 serras são o abrigo do Dão, protegem das influências Atlântica, Mediterrânea e Continental. Este enclave conhecido pela chuva abundante (600mm) em especial no Outono, Inverno e as noites frescas nos dias quentes de Verão, origina uma panóplia de vinhos distintos… 

Bairrada

Em Portugal são raros os locais onde os solos têm PH alto (solos básicos). A maior parte deles estão situados na Bairrada, dividida em 3 sub-zonas, tratando-se de uma região com altitude baixa que se desenvolve numa faixa litoral, de influência atlântica, fazendo com que as temperaturas sejam de chuva durante o Outono e Inverno e fresco durante os meses do crescimento vegetativo da videira.

A Bairrada é uma daquelas regiões portuguesas com grande personalidade. Apesar da sua longa história vínica, a certificação da região é recente. A Denominação de Origem Controlada (DOC Bairrada) para vinhos tintos e brancos é de 1979 e para espumantes de 1991… 

Alentejo

O Alentejo herdou dos Romanos os processos mais tradicionais de vinificação, com a fermentação em ânforas de barro, mas, a grande revolução na produção de vinho ocorreu em 1988 quando o Alentejo se tornou DOC.  Nesta imensidão de planícies, existem 3 serras muito importantes que são as de S. Mamede (1025m), Ossa (650m) e Portel (421m). Nos seus topos formam-se microclimas. 

Na ausência de montanhas, o clima é basicamente mediterrânico e continental, influenciado por verões muito quentes e secos. Estas paisagens têm uma quantidade incontável de solos. Pode escolher argila, granito, calcário e  xisto, embora não sejam muito férteis… 

chelsea-pridham-Pj1JHHRqD3c-unsplash-1.jpeg

Visite as Vinhas de Colares!

A região de Colares, situada nas encostas atlânticas de Portugal, é uma jóia escondida para os amantes de vinho. Trata-se de uma experiência não apenas deliciosa, mas também enriquecedora em termos culturais e históricos. O microclima único de Colares, influenciado pela proximidade do mar, confere aos vinhos produzidos aqui características distintas e apreciadas.

  • Paragem na Casa do Preto para degustação de doces tipicos da região de Sintra;
  • Visita às Vinhas de Colares; 
  • Paragem na Praia da Aguda;
  • Visita ao Cabo da Roca (ponto mais ocidental da Europa);
  • Prova e degustação de Vinhos;

A visita completa demora cerca de 4 horas.

De segunda a sábado:
10h00 – 14h00
15h00 – 19h00

Portes Grátis

Na primeira Compra

Subscreva a newsletter

e fique a par de todas as novidades e promoções especiais que temos para si!

Subscreva a newsletter

Portes Grátis na Primeira Compra

Fique a par de todas as novidades e promoções especiais que temos para si.